sábado, 5 de outubro de 2013

Começando do Começo 2

Como foi prometido este post terá mais exemplos de anúncios. Leia com atenção e tire proveito de cada vírgula.

Lá vamos nós, que tal entender os anúncios de um jeito mais, digamos, publicitário? Hoje vamos mostrar para vocês os tipos de anúncios que existem, você que acha que tudo é a mesma coisa, depois de ler esse post, vai ver o quão grande é a grade de tipos, modos, meios e formas de se criar um anuncio.

Título Interrogativo


O título interrogativo é um dos mais fáceis de perceber, ao ler o texto do anúncio nós já sabemos dizer se é ou não. Anúncios assim são bastante comuns, mas devem ser tomados alguns cuidados antes de realiza-lo, temos que ter certeza de que não vamos ter o não como resposta, o exemplo é: uma agencia de viagem monta um anuncio com a seguinte pergunta, ‘está afim de viajar nesse verão?’, se o consumidor ler este enunciado e não estiver afim de viajar, todo o resto do anuncio foi para o lixo, pois a pergunta teve uma resposta negativa.

Título Gritado


Anúncios com títulos gritados são bastante comuns, como podemos ver nesse exemplo, a ideia principal do anuncio é a primeira coisa que olhamos, com o título do anuncio já sabemos que é uma campanha para o dia das mães. A maioria deles se encontra em caixa alta, passando a ideia principal do anúncio.


Título Surrado



Ao contrário do título gritado, o título surrado é na maioria das vezes em caixa baixa, e não é o nosso primeiro ponto de leitura, não estou dizendo que a ideia principal não é passada, pelo contrário, títulos surrados, mesmo com seus títulos e textos em caixa baixa, conseguem passar sua ideia/objetivo da mesma forma.

Hard Sell



Anúncios com o tipo hard sell são anúncios em que o apelo é para a demonstração do produto, em que é mostrado as qualidade e utilidades do produto ou serviço, não tem nada muito emocional, a ideia principal de anúncios desse tipo é mostrar os bem feitos do produto/serviço.

Soft Sell 

Soft sell ao contrário do hard sell, tem seu apelo voltado ao emocional, é dada situações emotivas onde o serviço e/ou produto se encaixa. Portanto é totalmente o oposto de anúncios com o tipo hard sell.

Emulação



Emulação é um dos tipos de anúncios tanto impresso como comerciais que mais me impressionam, anúncios desse tipo tem um poder de persuasão muito forte. O mais comum e sempre comentado são os anúncios de margarina, tal como o exemplo que dei acima, a família perfeita, e aproximação com o consumidor, envolver para comover e convencer define esse tipo de anuncio.


Modelo de Processo do Consumidor 


Anúncios com esse tipo são aqueles para um público que já sabe o que quer e só estão procurando mais informações de determinados produtos/serviços.

Hedonista


Anúncios hedonistas são aqueles que dão situações-problema em que o produto e/ou serviço irá dar a resolução, tal como o exemplo dado acima, da campanha Veja Multiuso-Neura, lançada a um tempo atrás, onde a dona de casa tinha um problema, coisas que atormentavam (coisas como afazeres domésticos) e o produto era a solução para qualquer problema, qualquer preocupação, qualquer neura.

Coesão


Coesão são aqueles anúncios em que texto e imagem coincide, um segue a mesma linha de raciocínio que o outro. Exemplo acima já citado também no exemplo de 1+1=1.


Coerência


Anúncios que apelam para o tipo coerência são aqueles que costumam brincar com as palavras, o exemplo dado acima mostra claramente essa brincadeira que é feita com as palavras e seus sinônimos, neste é usado o quente, frio, esquentando, esfriando e por assim em diante, vemos que mesmo com essa brincadeira com as palavras, o texto tem uma coerência.

Assinatura/ Tag line


Consegue ver o nome O Boticário no canto direito superior da imagem ? Pois bem, aquilo ali é a assinatura de um anúncio, existem anúncios que não as tem, por isso temos um tópico para falarmos dele. Mesmo não sendo obrigatório um anúncio conter assinatura, muitos deles tem.
Anúncios com o tipo assinatura são fáceis de encontrar e de entender, a assinatura ajuda a lembrar a marca, como no exemplo acima estamos falando de produtos de beleza, logo vemos a assinatura e no mesmo instantes sabemos que se trata de produtos de beleza da marca O Boticário.

Logotipo


Logotipo é um conjunto de letras ou forma gráfica que remete a empresa/marca, como disse, pode ser usado um logo com o nome da marca ou conjunto de letras que a represente, como também pode ser representada por um desenho gráfico, como vemos no exemplo acima, não temos nenhuma letra, nenhum texto, mas conseguimos associar o desenho a marca shell.

Slogan


Slogans são aquelas frases de impacto que acompanham uma marca, tais como podemos ver nos exemplos acima, são frases que costumam ser bastante repetidas para que cause a lembrança do produto e/ou marca. 

Bordão/ Tag line



O exemplo já fala por si só, bordão são aquelas palavras ou frases que causam impactos e viram “moda’,sendo assim repetida por muitos, no exemplo dado acima temos uma campanha que utilizou esse tipo de anúncio.

Jingle


Jingle são aquelas músicas criadas para um marca ou produto, suas características principais são as de serem  fáceis de decorar e difíceis de tirar da cabeça.

Então é isso galera, espero que o post de hoje tenha agregado em alguma coisa para vocês, fiquem ligados no nosso blog, estaremos sempre postando coisas curiosas sobre o mundo publicitário!

S.T

Um comentário:

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