Lá vamos nós, que tal entender os anúncios de um jeito mais, digamos, publicitário? Hoje vamos mostrar para vocês os tipos de anúncios que existem, você que acha que tudo é a mesma coisa, depois de ler esse post, vai ver o quão grande é a grade de tipos, modos, meios e formas de se criar um anuncio.
Título Interrogativo
O título interrogativo é um dos mais fáceis de perceber, ao ler o texto do anúncio nós já sabemos dizer se é ou não. Anúncios assim são
bastante comuns, mas devem ser tomados alguns cuidados antes de realiza-lo,
temos que ter certeza de que não vamos ter o não como resposta, o exemplo é: uma
agencia de viagem monta um anuncio com a seguinte pergunta, ‘está afim de
viajar nesse verão?’, se o consumidor ler este enunciado e não estiver afim de
viajar, todo o resto do anuncio foi para o lixo, pois a pergunta teve uma
resposta negativa.
Título Gritado
Anúncios com títulos gritados são bastante comuns, como
podemos ver nesse exemplo, a ideia principal do anuncio é a primeira coisa que olhamos, com o título do anuncio já sabemos que é uma campanha para o dia das
mães. A maioria deles se encontra em caixa alta, passando a ideia principal do
anúncio.
Título Surrado
Ao contrário do título gritado, o título surrado é na maioria
das vezes em caixa baixa, e não é o nosso primeiro ponto de leitura, não estou
dizendo que a ideia principal não é passada, pelo contrário, títulos surrados, mesmo com seus títulos e textos em caixa baixa, conseguem passar sua
ideia/objetivo da mesma forma.
Hard Sell
Anúncios com o tipo hard sell são anúncios em que o apelo é
para a demonstração do produto, em que é mostrado as qualidade e utilidades
do produto ou serviço, não tem nada muito emocional, a ideia principal de
anúncios desse tipo é mostrar os bem feitos do produto/serviço.
Soft Sell
Soft sell ao contrário do hard sell, tem seu apelo voltado ao
emocional, é dada situações emotivas onde o serviço e/ou produto se encaixa.
Portanto é totalmente o oposto de anúncios com o tipo hard sell.
Emulação
Emulação é um dos tipos de anúncios tanto impresso como
comerciais que mais me impressionam, anúncios desse tipo tem um poder de
persuasão muito forte. O mais comum e sempre comentado são os anúncios de
margarina, tal como o exemplo que dei acima, a família perfeita, e aproximação
com o consumidor, envolver para comover e convencer define esse tipo de
anuncio.
Modelo de Processo do Consumidor
Anúncios com esse tipo são aqueles para um público que já
sabe o que quer e só estão procurando mais informações de determinados
produtos/serviços.
Hedonista
Anúncios hedonistas são aqueles que dão situações-problema em que o produto e/ou serviço irá dar a resolução, tal como o exemplo dado acima, da campanha Veja Multiuso-Neura, lançada a um tempo atrás, onde a dona de
casa tinha um problema, coisas que atormentavam (coisas como afazeres
domésticos) e o produto era a solução para qualquer problema, qualquer
preocupação, qualquer neura.
Coesão
Coesão são aqueles anúncios em que texto e imagem
coincide, um segue a mesma linha de raciocínio que o outro. Exemplo acima já
citado também no exemplo de 1+1=1.
Coerência
Anúncios que apelam para o tipo coerência são aqueles
que costumam brincar com as palavras, o exemplo dado acima mostra claramente
essa brincadeira que é feita com as palavras e seus sinônimos, neste é usado o
quente, frio, esquentando, esfriando e por assim em diante, vemos que mesmo com
essa brincadeira com as palavras, o texto tem uma coerência.
Assinatura/ Tag line
Consegue ver o nome O Boticário no canto direito superior da
imagem ? Pois bem, aquilo ali é a assinatura de um anúncio, existem
anúncios que não as tem, por isso temos um tópico para falarmos dele. Mesmo não
sendo obrigatório um anúncio conter assinatura, muitos deles tem.
Anúncios com o tipo assinatura são fáceis de encontrar e de entender, a assinatura ajuda a lembrar a marca, como no exemplo acima estamos falando de produtos de beleza, logo vemos a assinatura e no mesmo instantes sabemos que se trata de produtos de beleza da marca O Boticário.
Anúncios com o tipo assinatura são fáceis de encontrar e de entender, a assinatura ajuda a lembrar a marca, como no exemplo acima estamos falando de produtos de beleza, logo vemos a assinatura e no mesmo instantes sabemos que se trata de produtos de beleza da marca O Boticário.
Logotipo
Logotipo é um conjunto de letras ou forma gráfica que remete
a empresa/marca, como disse, pode ser usado um logo com o nome da marca ou
conjunto de letras que a represente, como também pode ser representada por um
desenho gráfico, como vemos no exemplo acima, não temos nenhuma letra, nenhum
texto, mas conseguimos associar o desenho a marca shell.
Slogan
Slogans são aquelas frases de impacto que acompanham uma
marca, tais como podemos ver nos exemplos acima, são frases que costumam ser
bastante repetidas para que cause a lembrança do produto e/ou marca.
Bordão/ Tag line
O exemplo já fala por si só, bordão são aquelas palavras ou
frases que causam impactos e viram “moda’,sendo assim repetida por muitos, no
exemplo dado acima temos uma campanha que utilizou esse tipo de anúncio.
Jingle
Jingle são aquelas músicas criadas para um marca ou produto,
suas características principais são as de serem fáceis de decorar e difíceis de tirar
da cabeça.
Então é isso galera, espero que o post de hoje tenha agregado em alguma coisa para vocês, fiquem ligados no nosso blog, estaremos sempre postando coisas curiosas sobre o mundo publicitário!
S.T
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