sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Começando do Começo

Nada melhor do que começar um post do começo!

Lá vamos nós, que tal entender os anúncios de um jeito mais, digamos, publicitário? Hoje vamos mostrar para vocês os tipos de anúncios que existem, você que acha que tudo é a mesma coisa, depois de ler esse post, vai ver o quão grande é a grade de tipos, modos, meios e formas de se criar um anuncio.

Saia e Blusa



Saia e blusa é um dos tipos de anuncio mais comuns utilizados na publicidade, sendo imagem em cima e texto na parte inferior, fazendo assim um conjunto. Não necessariamente o texto completará a imagem, talvez a ligação seja forte e de total ligação, como em um anuncio 1+1=1, no casso acima temos uma foto do mar e o texto do anuncio fala sobre petróleo, não tem nenhum exagero em ligação mas assim que lemos o texto podemos fazer a ligação com o tema/marca.

Imagem Sangrada


Um anuncio com imagem sangrada, particularmente é um dos meus prediletos, é usada a foto do produto ou algo que remete ao produto/marca sem deixar partes brancas, a imagem completa a folha de anuncio inteira. 

Boxes


Caixas o nome já disse, quando pensamos em caixa ligamos a algo organizado. Os anúncios que utilizam esse tipo de diagramação não passa outra ligação a não ser a de organização e seriedade. O exemplo dado acima demonstra claramente isso.

All Type


Na minha opinião os anúncios mais criativos e simples são estes. All type são anúncios que utilizam as letras para passar sua mensagem, seja fazendo figuras ou estando escrito de forma ‘desorganizada’. Aqui mostramos 3 exemplos, o primeiro é um anuncio all type com 1+1=1, no título do anuncio tem “Esse livro me deu uma luz’, e logo abaixo com palavras é feito o desenho de uma luz.

1+1=1


Os anúncios que utilizam o 1+1=1 são aqueles que tanto a imagem como o texto dizem a mesma coisa, passam a mesma ideia, tal como os dois exemplos dados acima, o texto se trata de uma liquidação a preço de banana e logo na imagem de fundo podemos ver vários desenhos de bananas. No segundo exemplo a imagem mostra uma casa/imóvel na mão de uma pessoa, logo o texto abaixo se trata exatamente da mesma situação, “seu imóvel em boas mãos, podemos ver que em anúncios com o formato 1+1=1 a imagem e o texto tem total ligação, sendo assim, os dois passam a mesma ideia, a soma para o entendimento é uma só.

1+1=2/ Tag line


Anúncios do tipo 1+1=2 diferente do modelo apresentado acima, a imagem e o texto formam uma ideia, um complementa o outro, um completa o entendimento do outro, no exemplo que dei acima, mostra uma jovem com o capuz vermelho e o texto deixa como ligação “lobo mau”, assim que você faz a leitura do anúncio a moça de capuz vermelho deixa de ser só uma moça de capuz e passa a ser chapeuzinho vermelho, você consegue ver a soma que ocorreu, texto mais imagem e uma nova ideia passada.

1+1=3


Anúncios do tipo 1+1=3 são aqueles que nos passam várias ideias, além da ideia passada no texto e na imagem, nós conseguimos tirar outras conclusões, faça você a análise deste exemplo dado a cima, você consegue perceber que além do texto pedindo para salvarmos a água e a vida,  nós conseguimos ver  que ali não se trata só de uma vida, não estamos falando necessariamente só do peixe, nós podemos nos incluir nessa ‘vida’, o desenho de uma aquário redondo também nos leva a ideia do planetas. Um texto, uma imagens e tantas conclusões, 1+1=3.

Em breve faremos outros posts mostrando mais tipos de anúncios. Fiquem ligados!

S.T

2 comentários: