domingo, 6 de outubro de 2013

Conhecendo Teorias: Processo Aristotélico e Tabela de Maslow


Depois de vermos todos estes tipos de anúncios ( Começando do Começo 1 e Começando do Começo 2 ), de certo este é o momento em que devemos conhecer um pouco mais, agora vamos ver quais são os processos de criação dos textos e imagens para que se possa chegar nos anúncios que mostramos acima.
Assim como qualquer projeto, na publicidade não é diferente, nos também precisamos ter bases em teorias, para o caso da parte de criação de anúncios e de criação de textos publicitários para anúncios. Afinal não estamos falando de um simples texto, nós estamos falando de um texto que tem que persuadir o consumidor, fazer com que o consumidor compre esse tal produto e/ou marca, portanto não é uma tarefa tão simples, antes de tudo temos que conhecer nosso consumidor, temos que conseguir nos aproximar dele, e como podemos fazer isso? Foi por isso que disse anteriormente que precisamos nos embasar em meios ou processos já realizados, e que deram certo, claro. Neste caso muitos anúncios utilizam como base o processo aristotélico de persuasão.
O processo aristotélico de persuasão segue 4 etapas, e elas são: exórdio, narração, provas e peroração.


Como vimos na tabela, esse processo segue uma ordem, e fazendo assim, o processo de persuasão está certamente dito completo, conseguimos chamar a atenção do consumidor. Na narração contamos uma história ou situação na qual o consumidor possa se identificar, nas provas começamos a inserir nosso produto e/ou serviço como o salvador, mostramos como podemos satisfazer, resolver a situação dada na narração, e por fim, na peroração concluímos os argumentos e damos ênfase na marca do produto e/ou serviço.
Outra técnica também bastante utilizada é o apelo às necessidades básicas dos seres humanos. Os produtos e serviços estão ai para nos servir, então fica bem claro porque muitos utilizam essa técnica, para se aproximar dos consumidores, apelamos para acontecimentos do dia-a-dia, necessidades básicas, desejos simples, realizações e etc. Podemos ver a tabela de Maslow:


Como podemos ver claramente na tabela, todos nós temos essas necessidades, e fica ao critério do redator/criador saber as utilizar de forma correta e fazer com que seus anúncios e textos nos mostrem, nos persuada com seus argumentos a fazer com que tenhamos o desejo e a vontade de adquirir o produto.
Falando um pouco de Emulação, depois que demos estes dois exemplos, temos também a emulação que está integrada nestes dois meios, emulação é a forma que usamos pra decerto conseguir persuadir. Agora já sabemos como prender a atenção do consumidor e suas necessidades básicas, mas como vamos chegar, de que forma vamos mostrar que o nosso produto se encaixa com o consumidor? É aqui que entra a famosa emulação, são aquelas historias, problemas, situações, são aquelas modelos magras, são as famílias felizes e etc. O formato de emulação é tudo aquilo que consegue envolver e ter uma similaridade com o consumidor. E por meio da emulação podemos usar o amor, o horror, o sexo e o humor.

É importante portanto, conhecer, assim como Pascal disse, o espírito, os amores, os problemas de nossos consumidores para assim conseguir persuadir de diversas formas. 

S.T

Um comentário:

  1. excelente abordagem, também fazemos assim onde trabalho, na agencia de marketing digital sp adorei o post que fez, muito dedicado, parabéns

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