domingo, 6 de outubro de 2013

Conhecendo Teorias: Processo Aristotélico e Tabela de Maslow


Depois de vermos todos estes tipos de anúncios ( Começando do Começo 1 e Começando do Começo 2 ), de certo este é o momento em que devemos conhecer um pouco mais, agora vamos ver quais são os processos de criação dos textos e imagens para que se possa chegar nos anúncios que mostramos acima.
Assim como qualquer projeto, na publicidade não é diferente, nos também precisamos ter bases em teorias, para o caso da parte de criação de anúncios e de criação de textos publicitários para anúncios. Afinal não estamos falando de um simples texto, nós estamos falando de um texto que tem que persuadir o consumidor, fazer com que o consumidor compre esse tal produto e/ou marca, portanto não é uma tarefa tão simples, antes de tudo temos que conhecer nosso consumidor, temos que conseguir nos aproximar dele, e como podemos fazer isso? Foi por isso que disse anteriormente que precisamos nos embasar em meios ou processos já realizados, e que deram certo, claro. Neste caso muitos anúncios utilizam como base o processo aristotélico de persuasão.
O processo aristotélico de persuasão segue 4 etapas, e elas são: exórdio, narração, provas e peroração.


Como vimos na tabela, esse processo segue uma ordem, e fazendo assim, o processo de persuasão está certamente dito completo, conseguimos chamar a atenção do consumidor. Na narração contamos uma história ou situação na qual o consumidor possa se identificar, nas provas começamos a inserir nosso produto e/ou serviço como o salvador, mostramos como podemos satisfazer, resolver a situação dada na narração, e por fim, na peroração concluímos os argumentos e damos ênfase na marca do produto e/ou serviço.
Outra técnica também bastante utilizada é o apelo às necessidades básicas dos seres humanos. Os produtos e serviços estão ai para nos servir, então fica bem claro porque muitos utilizam essa técnica, para se aproximar dos consumidores, apelamos para acontecimentos do dia-a-dia, necessidades básicas, desejos simples, realizações e etc. Podemos ver a tabela de Maslow:


Como podemos ver claramente na tabela, todos nós temos essas necessidades, e fica ao critério do redator/criador saber as utilizar de forma correta e fazer com que seus anúncios e textos nos mostrem, nos persuada com seus argumentos a fazer com que tenhamos o desejo e a vontade de adquirir o produto.
Falando um pouco de Emulação, depois que demos estes dois exemplos, temos também a emulação que está integrada nestes dois meios, emulação é a forma que usamos pra decerto conseguir persuadir. Agora já sabemos como prender a atenção do consumidor e suas necessidades básicas, mas como vamos chegar, de que forma vamos mostrar que o nosso produto se encaixa com o consumidor? É aqui que entra a famosa emulação, são aquelas historias, problemas, situações, são aquelas modelos magras, são as famílias felizes e etc. O formato de emulação é tudo aquilo que consegue envolver e ter uma similaridade com o consumidor. E por meio da emulação podemos usar o amor, o horror, o sexo e o humor.

É importante portanto, conhecer, assim como Pascal disse, o espírito, os amores, os problemas de nossos consumidores para assim conseguir persuadir de diversas formas. 

S.T

sábado, 5 de outubro de 2013

Começando do Começo 2

Como foi prometido este post terá mais exemplos de anúncios. Leia com atenção e tire proveito de cada vírgula.

Lá vamos nós, que tal entender os anúncios de um jeito mais, digamos, publicitário? Hoje vamos mostrar para vocês os tipos de anúncios que existem, você que acha que tudo é a mesma coisa, depois de ler esse post, vai ver o quão grande é a grade de tipos, modos, meios e formas de se criar um anuncio.

Título Interrogativo


O título interrogativo é um dos mais fáceis de perceber, ao ler o texto do anúncio nós já sabemos dizer se é ou não. Anúncios assim são bastante comuns, mas devem ser tomados alguns cuidados antes de realiza-lo, temos que ter certeza de que não vamos ter o não como resposta, o exemplo é: uma agencia de viagem monta um anuncio com a seguinte pergunta, ‘está afim de viajar nesse verão?’, se o consumidor ler este enunciado e não estiver afim de viajar, todo o resto do anuncio foi para o lixo, pois a pergunta teve uma resposta negativa.

Título Gritado


Anúncios com títulos gritados são bastante comuns, como podemos ver nesse exemplo, a ideia principal do anuncio é a primeira coisa que olhamos, com o título do anuncio já sabemos que é uma campanha para o dia das mães. A maioria deles se encontra em caixa alta, passando a ideia principal do anúncio.


Título Surrado



Ao contrário do título gritado, o título surrado é na maioria das vezes em caixa baixa, e não é o nosso primeiro ponto de leitura, não estou dizendo que a ideia principal não é passada, pelo contrário, títulos surrados, mesmo com seus títulos e textos em caixa baixa, conseguem passar sua ideia/objetivo da mesma forma.

Hard Sell



Anúncios com o tipo hard sell são anúncios em que o apelo é para a demonstração do produto, em que é mostrado as qualidade e utilidades do produto ou serviço, não tem nada muito emocional, a ideia principal de anúncios desse tipo é mostrar os bem feitos do produto/serviço.

Soft Sell 

Soft sell ao contrário do hard sell, tem seu apelo voltado ao emocional, é dada situações emotivas onde o serviço e/ou produto se encaixa. Portanto é totalmente o oposto de anúncios com o tipo hard sell.

Emulação



Emulação é um dos tipos de anúncios tanto impresso como comerciais que mais me impressionam, anúncios desse tipo tem um poder de persuasão muito forte. O mais comum e sempre comentado são os anúncios de margarina, tal como o exemplo que dei acima, a família perfeita, e aproximação com o consumidor, envolver para comover e convencer define esse tipo de anuncio.


Modelo de Processo do Consumidor 


Anúncios com esse tipo são aqueles para um público que já sabe o que quer e só estão procurando mais informações de determinados produtos/serviços.

Hedonista


Anúncios hedonistas são aqueles que dão situações-problema em que o produto e/ou serviço irá dar a resolução, tal como o exemplo dado acima, da campanha Veja Multiuso-Neura, lançada a um tempo atrás, onde a dona de casa tinha um problema, coisas que atormentavam (coisas como afazeres domésticos) e o produto era a solução para qualquer problema, qualquer preocupação, qualquer neura.

Coesão


Coesão são aqueles anúncios em que texto e imagem coincide, um segue a mesma linha de raciocínio que o outro. Exemplo acima já citado também no exemplo de 1+1=1.


Coerência


Anúncios que apelam para o tipo coerência são aqueles que costumam brincar com as palavras, o exemplo dado acima mostra claramente essa brincadeira que é feita com as palavras e seus sinônimos, neste é usado o quente, frio, esquentando, esfriando e por assim em diante, vemos que mesmo com essa brincadeira com as palavras, o texto tem uma coerência.

Assinatura/ Tag line


Consegue ver o nome O Boticário no canto direito superior da imagem ? Pois bem, aquilo ali é a assinatura de um anúncio, existem anúncios que não as tem, por isso temos um tópico para falarmos dele. Mesmo não sendo obrigatório um anúncio conter assinatura, muitos deles tem.
Anúncios com o tipo assinatura são fáceis de encontrar e de entender, a assinatura ajuda a lembrar a marca, como no exemplo acima estamos falando de produtos de beleza, logo vemos a assinatura e no mesmo instantes sabemos que se trata de produtos de beleza da marca O Boticário.

Logotipo


Logotipo é um conjunto de letras ou forma gráfica que remete a empresa/marca, como disse, pode ser usado um logo com o nome da marca ou conjunto de letras que a represente, como também pode ser representada por um desenho gráfico, como vemos no exemplo acima, não temos nenhuma letra, nenhum texto, mas conseguimos associar o desenho a marca shell.

Slogan


Slogans são aquelas frases de impacto que acompanham uma marca, tais como podemos ver nos exemplos acima, são frases que costumam ser bastante repetidas para que cause a lembrança do produto e/ou marca. 

Bordão/ Tag line



O exemplo já fala por si só, bordão são aquelas palavras ou frases que causam impactos e viram “moda’,sendo assim repetida por muitos, no exemplo dado acima temos uma campanha que utilizou esse tipo de anúncio.

Jingle


Jingle são aquelas músicas criadas para um marca ou produto, suas características principais são as de serem  fáceis de decorar e difíceis de tirar da cabeça.

Então é isso galera, espero que o post de hoje tenha agregado em alguma coisa para vocês, fiquem ligados no nosso blog, estaremos sempre postando coisas curiosas sobre o mundo publicitário!

S.T

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Começando do Começo

Nada melhor do que começar um post do começo!

Lá vamos nós, que tal entender os anúncios de um jeito mais, digamos, publicitário? Hoje vamos mostrar para vocês os tipos de anúncios que existem, você que acha que tudo é a mesma coisa, depois de ler esse post, vai ver o quão grande é a grade de tipos, modos, meios e formas de se criar um anuncio.

Saia e Blusa



Saia e blusa é um dos tipos de anuncio mais comuns utilizados na publicidade, sendo imagem em cima e texto na parte inferior, fazendo assim um conjunto. Não necessariamente o texto completará a imagem, talvez a ligação seja forte e de total ligação, como em um anuncio 1+1=1, no casso acima temos uma foto do mar e o texto do anuncio fala sobre petróleo, não tem nenhum exagero em ligação mas assim que lemos o texto podemos fazer a ligação com o tema/marca.

Imagem Sangrada


Um anuncio com imagem sangrada, particularmente é um dos meus prediletos, é usada a foto do produto ou algo que remete ao produto/marca sem deixar partes brancas, a imagem completa a folha de anuncio inteira. 

Boxes


Caixas o nome já disse, quando pensamos em caixa ligamos a algo organizado. Os anúncios que utilizam esse tipo de diagramação não passa outra ligação a não ser a de organização e seriedade. O exemplo dado acima demonstra claramente isso.

All Type


Na minha opinião os anúncios mais criativos e simples são estes. All type são anúncios que utilizam as letras para passar sua mensagem, seja fazendo figuras ou estando escrito de forma ‘desorganizada’. Aqui mostramos 3 exemplos, o primeiro é um anuncio all type com 1+1=1, no título do anuncio tem “Esse livro me deu uma luz’, e logo abaixo com palavras é feito o desenho de uma luz.

1+1=1


Os anúncios que utilizam o 1+1=1 são aqueles que tanto a imagem como o texto dizem a mesma coisa, passam a mesma ideia, tal como os dois exemplos dados acima, o texto se trata de uma liquidação a preço de banana e logo na imagem de fundo podemos ver vários desenhos de bananas. No segundo exemplo a imagem mostra uma casa/imóvel na mão de uma pessoa, logo o texto abaixo se trata exatamente da mesma situação, “seu imóvel em boas mãos, podemos ver que em anúncios com o formato 1+1=1 a imagem e o texto tem total ligação, sendo assim, os dois passam a mesma ideia, a soma para o entendimento é uma só.

1+1=2/ Tag line


Anúncios do tipo 1+1=2 diferente do modelo apresentado acima, a imagem e o texto formam uma ideia, um complementa o outro, um completa o entendimento do outro, no exemplo que dei acima, mostra uma jovem com o capuz vermelho e o texto deixa como ligação “lobo mau”, assim que você faz a leitura do anúncio a moça de capuz vermelho deixa de ser só uma moça de capuz e passa a ser chapeuzinho vermelho, você consegue ver a soma que ocorreu, texto mais imagem e uma nova ideia passada.

1+1=3


Anúncios do tipo 1+1=3 são aqueles que nos passam várias ideias, além da ideia passada no texto e na imagem, nós conseguimos tirar outras conclusões, faça você a análise deste exemplo dado a cima, você consegue perceber que além do texto pedindo para salvarmos a água e a vida,  nós conseguimos ver  que ali não se trata só de uma vida, não estamos falando necessariamente só do peixe, nós podemos nos incluir nessa ‘vida’, o desenho de uma aquário redondo também nos leva a ideia do planetas. Um texto, uma imagens e tantas conclusões, 1+1=3.

Em breve faremos outros posts mostrando mais tipos de anúncios. Fiquem ligados!

S.T

Blog Young Publicidade

Blog criado com orientação da matéria de Criação e Redação publicitária.

A ideia principal do blog é postar nossos trabalhos referentes a matéria, mas aproveitando que já estamos aqui vamos abranger mais lados, quiçá todos, da Publicidade e Propaganda.

Portando nosso intuito é aproximar a publicidade de nossos leitores. Vamos trazer para vocês vários termos da Publicidade e Propaganda, mais do que isso, vamos explicar seus termos, suas teorias, suas bases para criação e desenvolvimento de campanhas.

Tudo que acontece por trás das câmeras, nos bastidores do mundo publicitário, e todo trabalho, pesquisa e estudo dos publicitários de plantão que dão duro em suas agencias, antes de todos os anúncios saírem em jornais e revistas, antes de uma marca ser criada, antes de tudo ficar pronto.

Vamos compartilhar as aventuras do mundo da publicidade com você nosso leitor.


S.T